Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS

A submissão do manuscrito a ser avaliado na Revista de Ensino e Saúde na Amazônia (ISSN 2965-6648 ) é exclusivamente por via eletrônica. Por meio desse serviço os autores podem submeter o artigo e acompanhar o status durante todo o processo editorial. 

Durante o processo de submissão do artigo os autores devem anexar os seguintes arquivos:

  1. Manuscrito (Artigo) sem identificação, em formato Word (doc, .docx, .txt ou .rtf);
  2.  Declaração de transferência de Direitos Autorais. Esta deve ser enviada para a Secretaria Editorial (somente após a aceitação do manuscrito para publicação na revista).

Atenção! No manuscrito de submissão não deverá constar os nomes dos autores ou qualquer informação que os identifique. Estes devem ser listados apenas no sistema de submissão e na folha de rosto que deve ser preenchida devidamente e com todos os dados requeridos. 

TAXA DE PUBLICAÇÃO
Não há taxas para os autores publicarem na Revista de Ensino e Saúde na Amazônia.

 

NORMAS DE FORMATAÇÃO PARA ARTIGOS CIEN´TÍFICOS

  • Devem ser digitados em extensão .doc, .docx, .txt ou .rtf;
  • Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12;
  • Espaçamento duplo em todo o documento (incluindo resumo,
    agradecimentos, referências e tabelas);
  • Margens: Superior e Esquerda 3 cm; Inferior e Direita 2 cm.
  • Parágrafos justificado;
  • O parágrafo deverá apresentar um recuo de 1,25 cm da margem esquerda na primeira linha.
  • Ao usar siglas, deve-se usar na primeira aparição no texto, o nome por extenso e a abreviatura e/ou sigla entre parênteses. Exemplo: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Título: deve ser conciso, claro e o mais informativo possível. Não deve conter abreviações e não deve exceder a 250 caracteres, incluindo espaços. Deve ser apresentada a versão do título em inglês.

Resumo Estruturado: deve condensar os resultados obtidos e as principais conclusões de tal forma que um leitor, não familiarizado com o assunto tratado no texto, consiga entender as principais implicações do artigo. O resumo deverá obedecer às regras da NBR 6028/2003 contendo em sua estrutura de 100 a 250 palavras e devem ser evitado o uso de abreviações. Deve ser subdivido em: Introdução, Material e Métodos (Metodologia), Resultados e Conclusões. Para os textos em Língua portuguesa, deve ser apresentada também a versão em inglês (Abstract).

Palavras-chave: imediatamente abaixo do resumo estruturado, de acordo com o tipo de artigo submetido, devem ser incluídos de três a cinco descritores (palavras-chave), assim como a respectiva tradução para os Keywords. Devem ser separados por ponto e vírgula. Os descritores devem ser extraídos dos “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCS): http://decs.bvs.br que contém termos em português, espanhol e inglês, e do “Medical Subject Headings” (MeSH): www.nlm.nih.gov/mesh, para termos somente em inglês.

Introdução: deve ser sucinta e destacar os propósitos da investigação, além da relação com outros trabalhos na área. Uma extensa revisão de literatura não é recomendada. Cite apenas referências estritamente pertinentes para mostrar a importância do tema e justificar o trabalho. Ao final da introdução, os objetivos do estudo devem ser claramente descritos no texto sem constar subtítulos separados.

Método:  devem ser suficientemente detalhados para que os leitores e revisores possam compreender precisamente o que foi feito e permitir que seja repetido por outros. Técnicas-padrões precisam apenas ser citadas.

  • Aspectos Éticos: em caso de experimentos envolvendo seres humanos, indicar se os procedimentos realizados estão em acordo com os padrões éticos do comitê de experimentação humana responsável (institucional, regional ou nacional) e com a Declaração de Helsinki de 1964, revisada em 2000. Quando do relato de experimentos em animais, indicar se seguiu um guia do conselho nacional de pesquisa, ou qualquer lei sobre o cuidado e uso de animais em laboratório foram seguidas. Deve também citar aprovação de Comitê de Ética. Como também incluir nos anexos o parecer ético e os demais instrumentos utilizados (termo de consentimento, questionários) na pesquisa.

Resultados e discussão: devem ser um relato conciso da nova informação. Evitar repetir no texto os dados apresentados em tabelas e ilustrações. Não incluir uma revisão geral sobre o assunto, evitando que se torne excessivamente longa ou repetindo dados já incluídos na introdução do manuscrito.

Considerações finais: abordar de forma breve o desfecho da pesquisa, identificando o sentido e valor do conteúdo para a inovação cientifica. Destacando os aspectos de maior relevância durante o trabalho.

Figuras: as ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.), devem ser citadas como figuras (Exemplo: Figura 1) e inseridas no manuscrito próximo ao local onde foram citadas. As legendas devem ser sucintas, porém auto-explicativas, com informações claras, de forma a dispensar consulta ao texto. Lembre-se de anexar as figuras separadamente no ato da submissão do trabalho.

Tabelas: as tabelas com suas legendas devem ser inseridas no decorrer do texto, próximo ao local de sua citação. Todas as tabelas devem ser numeradas na ordem de aparecimento no texto. A legenda deve aparecer em sua parte superior, precedida pela palavra "Tabela", seguida do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (ex: Tabela 1, Tabela 2 etc). Os títulos das tabelas devem ser autoexplicativos, de forma que as tabelas sejam compreendidas dispensando consulta ao texto.

Agradecimentos (não obrigatório): os autores podem indicar por meio deste item agências de fomentos, bolsas ou quaisquer outros tipos de auxílio, incentivo ou financiamento para a realização da pesquisa.

Conflitos de Interesse: todos os autores devem revelar qualquer tipo de conflito de interesse existente durante o desenvolvimento do estudo. Caso não haja conflito de interesse informar “Não há conflito de interesse”.

Citações:  As citações devem atender a NBR 10520/2018 em sua totalidade na escrita do texto.

Referências:  Para a formatação das referências o autor deverá seguir as diretrizes da NBR 6023/2018 e preferencialmente utilizar o Mecanismo Online para Referências – MORE (https://more.ufsc.br/inicio ) padronizado com a NBR 6023/18 e NBR 10520/2023.

As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples, fonte tamanho 12 e ordenadas alfabeticamente e não enumeradas.

 

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Os artigos publicados por esta revista estão em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos. Dessa forma indicamos:

  1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores sobre a ética em pesquisa;
  2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:
  3. a) artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
  4. b) na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
  5. c) todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;
  6. Para responder aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:
  7. a)   Os editores avaliarão os manuscritos por programas de plágios, logo após a submissão;
  8. b)  Com os resultados, os editores e conselho editorial decidirão se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações;
  9. c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

 

CATEGORIAS DE ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO:

Artigos Originais: devem relatar pesquisas originais que não tenham sido publicadas ou submetidas para publicação em quaisquer outros periódicos científicos. Devem ser resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual. No caso de Ensaios Clínicos, o manuscrito deve ser acompanhado pelo número e órgão de registro do ensaio clínico. Estes requisitos estão de acordo com BIREME/OPAS/OMS e o Comitê Internacional dos Editores de Revistas Médicas (www.icmje.org ) e do Workshop ICTPR. O limite de palavras é de 5.000 (excluindo resumo e referências); resumo e abstract com até 250 palavras, estruturado com os tópicos Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões. Serão permitidos até cinco ilustrações (tabelas e figuras). No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Deverá ter no máximo 30 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos.

Artigos de Revisão: devem ser uma análise crítica de avanços recentes e não apenas revisão da literatura. Devem ter resumo e abstract estruturado com até 250 palavras, máximo de 5.000 palavras, cinco ilustrações (tabelas e figuras), com a mesma formatação do artigo original. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Deverá ter no máximo 40 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos.

Relato de Casos: devem ser relatos breves com extensão máxima de 1.500 palavras, com máximo de três ilustrações (tabelas e figuras), resumo e abstract não estruturados e com no máximo 100 palavras. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Colocar no corpo do manuscrito os tópicos Introdução, Relato do Caso, Discussão e Referências. Será permitido o uso de até 20 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos.

  • Relatos que envolvam o uso direto ou indireto de dados de seres humanos devem ter aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa de Seres Humanos (CEP) conforme a Carta Circular nº 166/2018 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) que é a principal diretriz que orienta sobre a necessidade de submissão de relatos de casos aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). Essa carta estabelece que relatos de casos que incluam informações que possam identificar os pacientes, mesmo que indiretamente, devem ser submetidos à apreciação ética. Ela também esclarece a necessidade do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para esses tipos de publicações.

Comunicações Breves: devem ser relatos sobre novos resultados interessantes dentro da área de abrangência da revista. Devem ter no máximo 3.000 palavras, mesma formatação do artigo original, incluindo o resumo e abstract estruturados com os subitens introdução, métodos, resultados e conclusões, e com até 20 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos. Sendo o máximo de duas ilustrações (tabelas e figuras) é permitido. Devem ter resumo e abstract com no máximo 100 palavras. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Não colocar no corpo do manuscrito os tópicos introdução, métodos, resultados, discussão e conclusões.

 

ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS

NORMAS PARA RESUMOS SIMPLES

Os resumo devem ter no máximo 2500 caracteres com espaço e as descrições do títulos, autores e referências bibliográficas não precisam ser contadas.

Fontes permitidas: Times New Roman ou Arial. Utilizar a mesma fonte do começo ao fim do trabalho.

Título: Título do resumo deverá ser em CAIXA ALTA, centralizado e negrito. Fonte 12 e espaçamento de 1,5 cm entre linhas.

Autores: deverá constar o nome dos autores sem abreviação e completo; Fonte 10 e espaçamento simples, justificado, e com nota de rodapé automática em cada autor.

  • Poderão ser separados por vírgula (,) ou ponto e vírgula (;)

Atenção que os trabalhos que não fazem parte da categoria de profissionais deverão ter pelo menos um docente orientador no trabalho.

Na nota de rodapé descrever a informação.

O máximo de autores incluindo o orientador será de 07. 

Exemplo da inserção da nota de rodapé:

1Acadêmico do 3º período do curso de graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (FAMEJIPA). E-mail: apenasdo@primeiroautor.com

2Acadêmico do 5º período do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná (ESTÁCIO/UNIJIPA)

  • Após descrever a instituição para os próximos números utilizar apenas a sigla caso ela venha a se repetir.
  • Se todos os acadêmicos forem do mesmo curso, do mesmo período e da mesma instituição: a descrição de cada autor pode ser identificada pelo mesmo número. Neste caso, ficará: 1Acadêmicos do 4º período do curso de graduação em Medicina da (instituição)

Exemplo para nota de rodapé do Orientador:

7- Professor Orientador (Fica a critério do Orientador descrever também sua formação acadêmica de forma reduzida). E-mail: drfulano@professor.orientador.com

OBS: A NOTA DE RODAPÉ SOMENTE PODERÁ SER ELABRADORA ATRAVÉS DO GERENCIADOR AUTOMÁTICO DO WORD. Trabalhos com notas de rodapé no modo manual serão desclassificados.

  

Introdução: (o texto pode iniciar diretamente após os dois pontos, sem necessidade de um novo parágrafo para o próximo item, objetivo(s).

Todo o texto completo deverá conter espaçamento simples entre linhas e fonte Times New Roman ou Arial 12.

Deverá conter assuntos relacionados ao título do trabalho, com uso de citações atualizadas dos últimos 5 anos de publicação. Recorte científico da pesquisa. Apresentação ao leitor da problemática e foco da pesquisa.

  • Justificar a importância do trabalho forma clara, utilizando-se revisão de literatura.  

A introdução poderá conter alguma indicação bibliográfica utilizada para elaboração do texto, portanto caso seja utilizada os autores devem indicar a citação da seguinte forma:

  • A Pandemia por COVID-19 apresentou uma taxa de mortalidade de 3% no período de fevereiro de 2021 [1].

Observem que o [1] refere-se à referência da citação e deverá constar na lista de referências com esse indicativo.

  • Mais de uma citação para a mesma frase poderá fazer uso do mesmo colchete [1,2].

 

Objetivo(s): deve ser elaborada de forma concisa se atentando ao que será desenvolvido. Recomenda-se a utilização do verbo no infinitivo sem repetições de ideias para o aproveitamento máximo dos caracteres.

  • Ex: Esta revisão teve como objetivo analisar a literatura recente sobre a eficácia da terapia no tratamento da patologia.
  • Ex: realizar um levantamento bibliográfico sobre os principais tratamentos relacionados à patologia.
  • Ex: discutir a importância da terapia utilizada nas seguintes condições médicas.

 

Materiais e Métodos ou Metodologia (aplicável para revisões bibliográficas)

Material(is) e Método(s) se aplica para trabalhos que fizeram uso de vidrarias, reagentes, utensílio, etc. Neste caso a descrição metodológica poderá ser sucinta, conforme descrito pelo autor et al [4] para preservação do número de caracteres totais.

  • A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados.

Na Metodologia deverá constar os procedimentos utilizados para alcançar os objetivos do trabalho.

Ficará a critério dos autores a melhor adequação ao tipo de trabalho científico.

Segue mesmo processo da introdução, caso seja necessário a indicação de citações (métodos padronizados) e demais indicações bibliográficas as mesmas devem seguir o padrão de indicação numérica.

EX: A Pandemia por COVID-19 apresentou uma taxa de mortalidade de 3% no período de fevereiro de 2021 [1].

Observem que o [1] refere-se a referência da citação e deverá constar na lista de referências com esse indicativo.

 

Resultados e discussão ou Fundamentação teórica (para estudos bibliográficos) deve conter os dados obtidos, até o momento. Por se tratar de um resumo simples, os autores não poderão utilizar neste espaço: tabelas, quadros, figuras ou outros tipos de ilustrações.

Os autores devem optar por qual termo a ser usado (escolher um dos dois)

  • Recomenda-se para os estudos bibliográficos que sejam utilizados fundamentação teórica, e para estudos que teve coleta de dados: Resultados e discussões.

Caso seja utilizado alguma citação, os autores devem seguir o modelo já descrito em introdução e material e métodos.

  • EX: A Pandemia por COVID-19 apresentou uma taxa de mortalidade de 3% no período de fevereiro de 2021 [1].
  • Observem que o [1] refere-se a referência da citação e deverá constar na lista de referências com esse indicativo.

 

Considerações finais: compreende a parte final do resumo na qual se apresentam as considerações correspondentes aos o Objetivos e/ou hipóteses. Aqui sugestões de estudos futuros podem ser realizadas.

  • Não poderá conter citações.

 

Palavras-chaves: esse espaço é reservado para o fechamento do trabalho pelos autores, ou seja, precisa estar de acordo com o objetivo geral do trabalho.

  • Deverá ser indicada de 3 a 5 palavras-chaves pelos autores, desde que não sejam as palavras que constem no título do trabalho.
  • Separar as mesmas por ponto (.) e finalizar com ponto final (.).
  • Recomenda-se não repetir palavras ou termos que já estejam no título do trabalho. Para tanto, utilizar os descritores em saúde (DECs).

 

REFERÊNCIAS (caixa alta, sem os dois pontos)

As referências devem seguir o padrão da NBR 6023/2018.

  • Sugerimos a elaboração pelo More ou Mendeley

[1] XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

[2] XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Os autores devem indicar as referências utilizadas na elaboração do trabalho conforme normas da NBR 6023/2018 e organizadas por indicação numérica.

  • Recomenda-se que se utilizem entre 3 a 5 citações e referências, com todos os autores descritos.

 

Categorias: indicar a categoria e excluir as demais do trabalho.

(   ) Pesquisa de Programa de Iniciação Científica

  • Para resumos que fazem parte oficialmente de um programa com bolsa ou voluntário.
  • Recomenda-se indicar na descrição dos autores: o nome do programa e/ou o número do edital com o nome da instituição de fomento.

(   ) Pesquisa Original

  • Novos dados ou informações são coletados diretamente pelo pesquisador, utilizando métodos empíricos ou experimentais. Esse tipo de pesquisa traz uma contribuição inédita ao conhecimento científico, gerando descobertas ou conclusões baseadas em dados primários que não foram previamente reportados.

(   ) Pesquisa Bibliográfica

  • Categoria de pesquisa que tem como objetivo reunir, analisar e interpretar informações já publicadas em livros, artigos científicos, teses, dissertações, entre outros materiais. Diferente da pesquisa original, que coleta novos dados, a pesquisa bibliográfica revisa o que já foi estudado e publicado sobre determinado tema.

(   ) Pesquisa de Extensão

  • Categoria de pesquisa acadêmica voltada para integrar o conhecimento científico com as necessidades da sociedade, geralmente desenvolvida em conjunto com a comunidade. Ela busca não apenas gerar novos conhecimentos, mas também aplicar saberes científicos e acadêmicos para resolver problemas práticos ou sociais.
  • Se envolver seres humanos, sejam esses dados coletados diretamente ou indiretamente, deve ter aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Essa exigência está prevista nas resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS), especialmente a Resolução 466/2012, que regula as diretrizes éticas para pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil.

(   ) Pesquisa de Profissionais

  • Categoria de investigação voltada para a produção de novos conhecimentos ou a aplicação de dados relevantes para a melhoria das práticas de saúde e ensino. Ela pode ser conduzida por docentes ou profissionais da área da saúde que estejam ou não vinculados diretamente à alguma instituição de ensino.

O não preencimento deste item levará à rejeição direta do trabalho.

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