Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS

A submissão do manuscrito a ser avaliado na Revista de Ensino e Saúde na Amazônia (ISSN 2965-6648 ) é exclusivamente por via eletrônica. Por meio desse serviço os autores podem submeter o artigo e acompanhar o status durante todo o processo editorial. 

Durante o processo de submissão do artigo os autores devem anexar os seguintes arquivos:

  1. Manuscrito (Artigo) sem identificação, em formato Word (doc, .docx, .txt ou .rtf);
  2.  Declaração de transferência de Direitos Autorais. Esta deve ser enviada para a Secretaria Editorial (somente após a aceitação do manuscrito para publicação na revista).

Atenção! No manuscrito de submissão não deverá constar os nomes dos autores ou qualquer informação que os identifique. Estes devem ser listados apenas no sistema de submissão e na folha de rosto que deve ser preenchida devidamente e com todos os dados requeridos. 

TAXA DE PUBLICAÇÃO
Não há taxas para os autores publicarem na Revista de Ensino e Saúde na Amazônia.

CATEGORIAS DE ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO:

Artigos Originais: devem relatar pesquisas originais que não tenham sido publicadas ou submetidas para publicação em quaisquer outros periódicos científicos. Devem ser resultados de pesquisas de natureza empírica, experimental ou conceitual. No caso de Ensaios Clínicos, o manuscrito deve ser acompanhado pelo número e órgão de registro do ensaio clínico. Estes requisitos estão de acordo com BIREME/OPAS/OMS e o Comitê Internacional dos Editores de Revistas Médicas (www.icmje.org ) e do Workshop ICTPR. O limite de palavras é de 5.000 (excluindo resumo e referências); resumo e abstract com até 250 palavras, estruturado com os tópicos Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões. Serão permitidos até cinco ilustrações (tabelas e figuras). No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Deverá ter no máximo 30 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos.

Artigos de Revisão: devem ser uma análise crítica de avanços recentes e não apenas revisão da literatura. Devem ter resumo e abstract estruturado com até 250 palavras, máximo de 5.000 palavras, cinco ilustrações (tabelas e figuras), com a mesma formatação do artigo original. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Deverá ter no máximo 40 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos.

Relato de Casos: devem ser relatos breves com extensão máxima de 1.500 palavras, com máximo de três ilustrações (tabelas e figuras), resumo e abstract não estruturados e com no máximo 100 palavras. No mínimo três palavras-chave devem ser fornecidas e no máximo cinco. Colocar no corpo do manuscrito os tópicos Introdução, Relato do Caso, Discussão e Referências. Será permitido o uso de até 20 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos.

  • Relatos que envolvam o uso direto ou indireto de dados de seres humanos devem ter aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa de Seres Humanos (CEP) conforme a Carta Circular nº 166/2018 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) que é a principal diretriz que orienta sobre a necessidade de submissão de relatos de casos aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP). Essa carta estabelece que relatos de casos que incluam informações que possam identificar os pacientes, mesmo que indiretamente, devem ser submetidos à apreciação ética. Ela também esclarece a necessidade do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para esses tipos de publicações.

Comunicações Breves: devem ser relatos sobre novos resultados interessantes dentro da área de abrangência da revista. Devem ter no máximo 3.000 palavras, mesma formatação do artigo original, incluindo o resumo e abstract estruturados com os subitens introdução, métodos, resultados e conclusões, e com até 20 referências, sendo devidamente atualizadas, e com no mínimo 70% de referências oriundas de artigos científicos publicados nos últimos 10 anos. Sendo o máximo de duas ilustrações (tabelas e figuras) é permitido. Devem ter resumo e abstract com no máximo 100 palavras. No mínimo três palavras-chaves devem ser fornecidas e no máximo cinco. Não colocar no corpo do manuscrito os tópicos introdução, métodos, resultados, discussão e conclusões.

Anais de Eventos Científicos: NORMAS PARA RESUMOS SIMPLES

Os resumo devem ter no máximo 2500 caracteres com espaço e as descrições do títulos, autores e referências bibliográficas não precisam ser contadas.

Fontes permitidas: Times New Roman ou Arial. Utilizar a mesma fonte do começo ao fim do trabalho.

Título: Título do resumo deverá ser em CAIXA ALTA, centralizado e negrito. Fonte 12 e espaçamento de 1,5 cm entre linhas.

Autores: deverá constar o nome dos autores sem abreviação e completo; Fonte 10 e espaçamento simples, justificado, e com nota de rodapé automática em cada autor.

  • Poderão ser separados por vírgula (,) ou ponto e vírgula (;)

ATENÇÃO: os trabalhos que não fazem parte da categoria de profissionais deverão ter pelo menos um docente orientador no trabalho.

Na nota de rodapé descrever a informação.

O máximo de autores incluindo o orientador será de 07. 

Exemplo da inserção da nota de rodapé:

1Acadêmico do 3º período do curso de graduação em Medicina da Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (FAMEJIPA). E-mail: apenasdo@primeiroautor.com

2Acadêmico do 5º período do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná (ESTÁCIO/UNIJIPA)

  • Após descrever a instituição para os próximos números utilizar apenas a sigla caso ela venha a se repetir.
  • Se todos os acadêmicos forem do mesmo curso, do mesmo período e da mesma instituição: a descrição de cada autor pode ser identificada pelo mesmo número. Neste caso, ficará: 1Acadêmicos do 4º período do curso de graduação em Medicina da (instituição)

Exemplo para nota de rodapé do Orientador:

7- Professor Orientador (Fica a critério do Orientador descrever também sua formação acadêmica de forma reduzida). E-mail: drfulano@professor.orientador.com

OBS: A NOTA DE RODAPÉ SOMENTE PODERÁ SER ELABRADORA ATRAVÉS DO GERENCIADOR AUTOMÁTICO DO WORD. Trabalhos com notas de rodapé no modo manual serão desclassificados.

 Introdução: (o texto pode iniciar diretamente após os dois pontos, sem necessidade de um novo parágrafo para o próximo item, objetivo(s).

Todo o texto completo deverá conter espaçamento simples entre linhas e fonte Times New Roman ou Arial 12.

Deverá conter assuntos relacionados ao título do trabalho, com uso de citações atualizadas dos últimos 5 anos de publicação. Recorte científico da pesquisa. Apresentação ao leitor da problemática e foco da pesquisa.

  • Justificar a importância do trabalho forma clara, utilizando-se revisão de literatura.  

A introdução poderá conter alguma indicação bibliográfica utilizada para elaboração do texto, portanto caso seja utilizada os autores devem indicar a citação da seguinte forma:

  • A Pandemia por COVID-19 apresentou uma taxa de mortalidade de 3% no período de fevereiro de 2021 [1].

Observem que o [1] refere-se à referência da citação e deverá constar na lista de referências com esse indicativo.

  • Mais de uma citação para a mesma frase poderá fazer uso do mesmo colchete [1,2].

Objetivo(s): deve ser elaborada de forma concisa se atentando ao que será desenvolvido. Recomenda-se a utilização do verbo no infinitivo sem repetições de ideias para o aproveitamento máximo dos caracteres.

  • Ex: Esta revisão teve como objetivo analisar a literatura recente sobre a eficácia da terapia no tratamento da patologia.
  • Ex: realizar um levantamento bibliográfico sobre os principais tratamentos relacionados à patologia.
  • Ex: discutir a importância da terapia utilizada nas seguintes condições médicas.

Materiais e Métodos ou Metodologia (aplicável para revisões bibliográficas)

Material(is) e Método(s) se aplica para trabalhos que fizeram uso de vidrarias, reagentes, utensílio, etc. Neste caso a descrição metodológica poderá ser sucinta, conforme descrito pelo autor et al [4] para preservação do número de caracteres totais.

  • A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados.

Na Metodologia deverá constar os procedimentos utilizados para alcançar os objetivos do trabalho.

Ficará a critério dos autores a melhor adequação ao tipo de trabalho científico.

Segue mesmo processo da introdução, caso seja necessário a indicação de citações (métodos padronizados) e demais indicações bibliográficas as mesmas devem seguir o padrão de indicação numérica.

EX: A Pandemia por COVID-19 apresentou uma taxa de mortalidade de 3% no período de fevereiro de 2021 [1].

Observem que o [1] refere-se a referência da citação e deverá constar na lista de referências com esse indicativo.

 Resultados e discussão ou Fundamentação teórica (para estudos bibliográficos) deve conter os dados obtidos, até o momento. Por se tratar de um resumo simples, os autores não poderão utilizar neste espaço: tabelas, quadros, figuras ou outros tipos de ilustrações.

Os autores devem optar por qual termo a ser usado (escolher um dos dois)

  • Recomenda-se para os estudos bibliográficos que sejam utilizados fundamentação teórica, e para estudos que teve coleta de dados: Resultados e discussões.

Caso seja utilizado alguma citação, os autores devem seguir o modelo já descrito em introdução e material e métodos.

  • EX: A Pandemia por COVID-19 apresentou uma taxa de mortalidade de 3% no período de fevereiro de 2021 [1].
  • Observem que o [1] refere-se a referência da citação e deverá constar na lista de referências com esse indicativo.

 Considerações finais: compreende a parte final do resumo na qual se apresentam as considerações correspondentes aos o Objetivos e/ou hipóteses. Aqui sugestões de estudos futuros podem ser realizadas.

  • Não poderá conter citações.

 Palavras-chave: esse espaço é reservado para o fechamento do trabalho pelos autores, ou seja, precisa estar de acordo com o objetivo geral do trabalho.

  • Deverá ser indicada de 3 a 5 palavras-chaves pelos autores, desde que não sejam as palavras que constem no título do trabalho.
  • Separar as mesmas por ponto (.) e finalizar com ponto final (.).
  • Recomenda-se não repetir palavras ou termos que já estejam no título do trabalho. Para tanto, utilizar os descritores em saúde (DECs).

 Referências Bibliográficas 

As referências devem seguir o padrão da NBR 6023/2018.

  • Sugerimos a elaboração pelo More ou Mendeley

[1] XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

[2] XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Os autores devem indicar as referências utilizadas na elaboração do trabalho conforme normas da NBR 6023/2018 e organizadas por indicação numérica.

  • Recomenda-se que se utilizem entre 3 a 5 citações e referências, com todos os autores descritos.

Categorias: indicar a categoria (conforme o evento) e excluir as demais do trabalho.

(   ) Pesquisa de Programa de Iniciação Científica

  • Para resumos que fazem parte oficialmente de um programa com bolsa ou voluntário.
  • Recomenda-se indicar na descrição dos autores: o nome do programa e/ou o número do edital com o nome da instituição de fomento.

(   ) Pesquisa Original

  • Novos dados ou informações são coletados diretamente pelo pesquisador, utilizando métodos empíricos ou experimentais. Esse tipo de pesquisa traz uma contribuição inédita ao conhecimento científico, gerando descobertas ou conclusões baseadas em dados primários que não foram previamente reportados.

(   ) Pesquisa Bibliográfica

  • Categoria de pesquisa que tem como objetivo reunir, analisar e interpretar informações já publicadas em livros, artigos científicos, teses, dissertações, entre outros materiais. Diferente da pesquisa original, que coleta novos dados, a pesquisa bibliográfica revisa o que já foi estudado e publicado sobre determinado tema.

(   ) Pesquisa de Extensão

  • Categoria de pesquisa acadêmica voltada para integrar o conhecimento científico com as necessidades da sociedade, geralmente desenvolvida em conjunto com a comunidade. Ela busca não apenas gerar novos conhecimentos, mas também aplicar saberes científicos e acadêmicos para resolver problemas práticos ou sociais.
  • Se envolver seres humanos, sejam esses dados coletados diretamente ou indiretamente, deve ter aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Essa exigência está prevista nas resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS), especialmente a Resolução 466/2012, que regula as diretrizes éticas para pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil.

(   ) Pesquisa de Profissionais

  • Categoria de investigação voltada para a produção de novos conhecimentos ou a aplicação de dados relevantes para a melhoria das práticas de saúde e ensino. Ela pode ser conduzida por docentes ou profissionais da área da saúde que estejam ou não vinculados diretamente à alguma instituição de ensino.

O não preencimento deste item levará à rejeição direta do trabalho.

Artigos de Revisão

A seção Artigos de Revisão destina-se à publicação de manuscritos científicos que sintetizem e analisem criticamente o conhecimento disponível nas áreas de ensino, saúde e temáticas correlatas, com ênfase em estudos que abordem o contexto da Amazônia. Esses artigos devem oferecer contribuições significativas ao avanço do entendimento teórico ou prático, identificando lacunas no conhecimento e sugerindo direções para futuras pesquisas.

 Diretrizes para Submissão:

  1. Originalidade e Ineditismo:
    • Os artigos de revisão submetidos devem apresentar uma análise crítica e original da literatura científica, oferecendo perspectivas inéditas, identificação de lacunas no conhecimento ou novas interpretações sobre o tema abordado. O conteúdo deve ser inédito e não estar sob avaliação em outros periódicos.

    • Trabalhos que expandam resumos ou apresentações realizadas em eventos científicos podem ser aceitos, desde que isso seja claramente mencionado e que o manuscrito entregue apresente uma contribuição substancial e diferenciada.

    • Recomenda-se que as revisões abordem temas atuais e relevantes, especialmente aqueles que promovam avanços no contexto da educação de profissionais da saúde e suas interfaces com a prática clínica, as políticas públicas e os desafios regionais, como os enfrentados na Amazônia.

  2. Formato e Normas de Submissão:
    • Extensão de Arquivo: Devem ser submetidos nos formatos .doc, .docx, .txt ou .rtf.
    • Fonte e Tamanho: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
    • Espaçamento: Espaço duplo em todo o documento, incluindo resumo, referências, agradecimentos e tabelas.
    • Margens:
      • Superior e Esquerda: 3 cm;
      • Inferior e Direita: 2 cm.
    • Parágrafos: Justificados, com recuo de 1,25 cm na primeira linha.
    • Uso de Siglas: Na primeira menção no texto, indique o nome por extenso seguido da sigla entre parênteses. Exemplo: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
    • Títulos em CAIXA ALTA e em negrito: resumo, introdução, metodologia ou material e métodos, resultados e discussão, conclusão, referências bibliográficas. 

Estrutura do Manuscrito:

  • Título:
    • Conciso, claro e informativo, com até 250 caracteres (incluindo espaços).
    • Apresentar versão em português e inglês.
    • Em caixa alta e em negrito, alinhamento centralizado, espaçamento 1,5.
  • Autores:
    • No máximo sete, designados por ordem de contribuição (vide conflitos de autoria)
    • A ordem de autoria deve refletir a magnitude das contribuições individuais, considerando as seguintes diretrizes.
    • Contribuição Relevante: Apenas indivíduos que participaram ativamente em pelo menos uma das etapas essenciais do estudo — como concepção e delineamento, coleta de dados, análise e interpretação dos resultados, ou redação e revisão crítica do manuscrito — devem ser incluídos como autores
    • Orientador: O último autor é geralmente reservado ao orientador ou supervisor do trabalho, reconhecendo sua orientação técnica e acadêmica e seu papel na supervisão global do estudo.
  • Conflitos de Autoria: A inclusão de autores que não tiveram participação relevante, ou a exclusão de autores que contribuíram substancialmente, é considerada uma má-conduta ética. Todos os autores listados devem aprovar a versão final do manuscrito e assumir responsabilidade pelo conteúdo publicado.
    • O nome de cada autor deve ser apresentado por extenso, sem abreviações
    • Deve ser utilizado Fonte 10, espaçamento simples, alinhamento a direita, na mesma linha.
    • Os autores devem ser separados por vírgulas (,) ou ponto e vírgula (;).
    • Notas de Rodapé: cada autor deve ser identificado por uma nota de rodapé, gerada automaticamente, sugerimos que seja feita pelo gerenciador de notas do Word.
    • Na nota de rodapé, incluir as seguintes informações:
      • Titulação ou status acadêmicos (ex.: acadêmico, mestre, doutor), sugerimos a mais recente.
      • Curso e período (quando aplicável).
      • Instituição a que está vinculado. Após a primeira menção da instituição, utilizar somente a sigla, caso ela se repita.
      • Endereço de e-mails para contato (no caso em que um mesmo número se repita, os e-mails podem vir sequencialmente conforme a ordem de autoria).
  • Resumo Estruturado:
    • Deve conter entre 100 e 250 palavras e ser subdividido em: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Conclusão. A descrição dos títulos dessas seções no corpo do resumo é
    • Fonte Arial ou Times New Roman: tamanho 12
    • Espaçamento: simples
    • Alinhamento: justificado
    • Deve obedecer às normas da NBR 6028/2003, evitando o uso de abreviações.
    • Resumo em português e inglês (Abstract).
  • Palavras-chave:
    • Inclua de 3 a 5 palavras-chave, extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e/ou Medical Subject Headings (MeSH), separadas por ponto e vírgula. Inclua a tradução para Keywords.
    • Evite repetir termos que já foram utilizados no título do manuscrito.
  • INTRODUÇÃO:
    • Breve e direcionada, destacando a importância do estudo e seus objetivos.
    • Revisões extensas de literatura não são recomendadas.
  •  METODOLOGIA:
    • Deve descrever detalhadamente os procedimentos adotados para a seleção, análise e síntese das informações apresentadas. Para garantir a clareza e a reprodutibilidade do estudo, os autores devem incluir os seguintes aspectos:

    • Estratégia de Busca

      • Informe as bases de dados utilizadas (ex.: PubMed, Scopus, Web of Science).
      • Liste os descritores e palavras-chave empregadas, incluindo combinações com operadores booleanos (ex.: AND, OR).
      • Explique a adaptação de vocabulários controlados, como MeSH ou DeCS, se aplicável.
      •  
      • Critérios de Inclusão e Exclusão

        • Defina claramente os critérios para a seleção dos estudos, incluindo:
          • Período de publicação (ex.: últimos 10 anos).
          • Idiomas aceitos (ou em seus idiomas originais)
          • Tipos de estudos incluídos (artigos originais, revisões sistemáticas, etc.).
          • Se couber, especifique os critérios para exclusão de estudos (ex.: artigos fora do tema ou de baixa qualidade metodológica).

        Processo de Seleção dos Estudos

        • Descreva as etapas realizadas: leitura de títulos, resumos e textos completos.
        • Relate como foi garantida a imparcialidade na seleção (ex.: revisão feita por dois avaliadores independentes).

        Organização e Análise dos Dados

        • Explique como as informações foram agrupadas em categorias ou temas.
        • Descreva o método de análise crítica utilizado para sintetizar os dados e identificar lacunas no conhecimento.

        Caso o artigo utilize softwares, testes ou ferramentas de Inteligência Artificial (IA), os autores devem detalhar sua aplicação, especificando o propósito e o impacto no desenvolvimento do estudo. As informações devem incluir:

        Descrição da Ferramenta

        • Nome completo do software, plataforma ou ferramenta de IA utilizada (ex.: ChatGPT, IBM Watson, NVivo).
        • Versão do software e, se aplicável, a licença sob a qual foi utilizado.

        Objetivo do Uso

        • Especifique o motivo pelo qual a ferramenta foi empregada no estudo (ex.: extração de dados, análise de conteúdo, redação inicial de textos, tradução, etc.).
        • Destaque como o uso dessa ferramenta contribuiu para o alcance dos objetivos do artigo.

        Limitações e Ajustes

        • Indique limitações conhecidas da ferramenta e quais medidas foram tomadas para validar ou complementar os resultados fornecidos por ela (ex.: revisão manual, cruzamento de dados com fontes primárias).

        Transparência

        • Sempre cite a ferramenta como parte da metodologia e inclua referências ou notas adequadas sobre seu uso, quando necessário.

        Aspectos Éticos

        • Certifique-se de que o uso de IA não compromete os padrões éticos da pesquisa, como a integridade dos dados ou a originalidade do trabalho. Declarações de plágio, caso aplicáveis, devem levar em consideração o emprego dessas ferramentas.

        Aspectos Éticos

        • Declare que, por se tratar de uma revisão bibliográfica, não houve necessidade de aprovação por Comitê de Ética, uma vez que os dados utilizados são de domínio público (quando aplicável).
  • RESULTADOS E DISCUSSÃO:
    • Evite repetições entre texto, tabelas e ilustrações.
    • Seja objetivo, destacando os principais achados.
  • CONCLUSÃO:
    • Destaque os resultados mais relevantes e suas implicações científicas.

      Figuras e Tabelas:

      • As figuras (fotografias, gráficos, etc.) devem ser numeradas sequencialmente e acompanhadas de legendas claras e autoexplicativas. As legendas devem ser formatadas com a mesma fonte escolhida para o texto principal (Arial ou Times New Roman), em tamanho 10 pt, com o título na parte inferior e em negrito e o restante do texto em estilo regular.
      • As tabelas devem apresentar os títulos na parte superior, numerados sequencialmente e citados no texto como "Tabela X". A formatação deve seguir o mesmo padrão aplicado às figuras, utilizando a mesma fonte (Arial ou Times New Roman), em tamanho 10 pt, com o título em negrito e o restante do texto em estilo regular.
  • AGRADECIMENTOS (OPCIONAL):
    • Reconheça agências de fomento, bolsas ou contribuições relevantes para o estudo.
  • Conflitos de Interesse:
    • Informe qualquer potencial conflito de interesse ou declare: “Não há conflitos de interesse”.

      Citações e Referências:

      • Citações conforme a NBR 10520/2018.
      • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS formatadas segundo a NBR 6023/2018, com espaçamento simples, alinhadas à margem esquerda e separadas por uma linha em branco. Recomenda-se o uso do MORE (https://more.ufsc.br/inicio).

        Política contra Plágio e Más-Condutas em Pesquisa:

        • A revista segue as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), garantindo a identificação de plágio, fraudes e outras práticas inadequadas.
        • Todos os manuscritos serão avaliados por softwares de detecção de plágio antes da revisão por pares.
  • Processo de Avaliação:
    • Revisão por Pares:
    • O processo é duplo-cego, garantindo anonimato dos autores e revisores.
  • Critérios de Avaliação:
    • Originalidade, relevância, qualidade metodológica e clareza do texto.
  • Decisões Editoriais:
    • A equipe editorial pode solicitar revisões antes da aceitação final ou recusar manuscritos que não atendam aos padrões da revista.
 

 

Relato de Caso

A seção Relato de Casos da revista destina-se à publicação de descrições detalhadas de experiências clínicas ou situações específicas do cotidiano profissional, que contribuam para o avanço do conhecimento científico ou prático na área da saúde.

Diretrizes para submissão:

  1. Definição: Relatos de casos são descrições narrativas baseadas em eventos já consumados no contexto da prática profissional, sem envolvimento de experimentação ou intervenções que caracterizem pesquisa clínica.

  2. Relevância científica: O relato deve abordar situações inusitadas, desafios diagnósticos ou terapêuticos, inovações no manejo clínico ou experiências que tragam aprendizados aplicáveis a contextos semelhantes.

  3. Consentimento informado: É obrigatória a obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou Termo de Assentimento, no caso de menores, sempre que possível. 

  4. Submissão ao CEP: De acordo com a Carta Circular nº 166/2018 da CONEP, todo relato de caso deve ser submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa por meio da Plataforma Brasil antes da publicação ou divulgação. O CEP avaliará aspectos relacionados à confidencialidade, privacidade dos sujeitos e dignidade humana. Somente após parecer favorável é que o relato poderá ser aceito para publicação.

  5. Anonimização e privacidade: Todos os relatos devem garantir o anonimato completo dos sujeitos, omitindo informações como nomes, endereços, imagens identificáveis ou outros dados que permitam a identificação indireta dos envolvidos.

  6. Estrutura do manuscrito: O relato deve seguir a estrutura padrão estabelecida pela revista, contemplando:

    • Título;

    • Resumo;

    • Introdução (contextualização e relevância do caso);

    • Descrição do caso;

    • Discussão (lições aprendidas, implicações clínicas ou científicas);

    • Conclusão;

    • Referências (com citações atualizadas e pertinentes).

  7. Originalidade: O relato de caso deve ser inédito e não estar submetido simultaneamente a outro periódico.

    Nota: Em situações onde os relatos envolvam menores, populações vulneráveis ou contextos específicos como palestras ou atividades educacionais, deve-se avaliar a obrigatoriedade do TCLE e a pertinência ética de submissão ao CEP. A orientação é sempre submeter a documentação à apreciação do CEP para assegurar conformidade com as normas vigentes.

    A revista reserva-se o direito de solicitar documentação complementar e ajustes no manuscrito antes de enviá-lo para avaliação por pares.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.