A DESARTICULAÇÃO ENTRE SABER E FAZER NA GRADUAÇÃO MÉDICA: IMPLANTAÇÃO DE UM AMBULATÓRIO ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
THE DISARTICULATION BETWEEN KNOWING AND DOING IN MEDICAL EDUCATION: IMPLEMENTATION OF A TEACHING OUTPATIENT CLINIC AS A STRATEGY FOR EDUCATION-SERVICE-COMMUNITY INTEGRATION
Palavras-chave:
Desarticulação. Graduação médica. Formação profissional.Resumo
INTRODUÇÃO: A articulação entre teoria e prática é um pilar essencial na formação médica, mas frequentemente apresenta lacunas que impactam a qualificação profissional dos estudantes. Este estudo propõe a implementação de um ambulatório escola como estratégia para fortalecer a experiência prática dos alunos, garantindo um aprendizado mais sólido e aplicado. O projeto prevê a nomeação de um preceptor médico responsável técnico (RT) para supervisionar os atendimentos, além da captação estruturada de pacientes para manter um fluxo contínuo de consultas. Os casos clínicos atendidos serão registrados e utilizados como material didático para diversas atividades acadêmicas. MÉTODO: trata-se de um estudo quase experimental, de caráter qualitativo e explicativo, desenvolvido na Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (FAMEJIPA). A coleta de dados será realizada por meio de formulários de satisfação aplicados aos participantes, e a análise seguirá um processo criterioso de categorização e interpretação. RESULTADOS: Os resultados esperados incluem a melhoria da formação médica por meio da integração entre teoria e prática, além da ampliação do acesso da comunidade ao atendimento médico supervisionado. CONCLUSÃO: Conclui-se que a criação do ambulatório escola pode ser uma solução viável para reduzir a fragmentação entre o conhecimento teórico e a vivência prática, beneficiando tanto a formação dos estudantes quanto a assistência à população.
Referências
ASSIS, V. L. B.; FERNANDES, M. C. B.; VALENÇA, J. T. S.; LYRA JUNIOR, D. P. Práticas Educativas e a Formação para Atenção Primária: O Médico como Educador em Saúde. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. e9010716369, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16369. Acesso em: 09 fev. 2025.
CAVALLI, L. O.; CARVALHO, B. G.. A formação médica na atenção primária à saúde: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, n. 4, p. e131, 2022. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.4-20200562 Acesso em: 24 fev. 2025.
COELHO, Márcia Gomes Marinheiro et al. Atenção Primária à Saúde na perspectiva da formação do profissional médico. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190740, 2020.
DE LIMA BIANA-ASSIS, Vivianne et al. Práticas educativas e a formação para Atenção Primária: O Médico como educador em Saúde. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. e9010716369-e9010716369, 2021.
DIAS, G. N.; GOTARDELO, M. P. S.; SILVA, F. dos S.; RABELO, F. O. A.; OLIVEIRA, P. M. de; BOAVENTURA, R. VIVÊNCIAS DA INSERÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Educação e Saúde: fundamentos e desafios, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 157–163, 2022. Disponível em: https://uniptan.emnuvens.com.br/educacaoesaude/article/view/600. Acesso em: 25 fev. 2025.
FASSINA, V.; MENDES, R.; PEZZATO, L. M.. Formação médica na atenção primária à saúde: percepção de estudantes. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 3, p. e141, 2021. doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200480. Acesso em: 24 fev. 2025.
MARIANO, Felipe Cardoso et al. CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA A FORMAÇÃO MÉDICA. 2018. Revista Interdisciplinar em Saúde. Disponível em: https://www.interdisciplinaremsaude.com.br/Volume_22/Trabalho_07.pdf. Acesso em: 23 fev. 2025.
MELLO, Ludmila Leite Sant’anna Vaz de et al. Percepções sobre contribuições/desafios da integração ensino-serviço-comunidade a partir da experiência de uma disciplina cirúrgica. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 47, n. 3, p. 1-9, jun. 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v47.3-2021-0381. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/dcBtcT4gsfy6wCh4cdJb8bv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 fev. 2025.
PEIXOTO, M. T.; JESUS, W. L. A.; CARVALHO, R. C.; ASSIS, M. M. A. Formação Médica na Atenção Primária à Saúde: Experiência com Múltiplas Abordagens nas Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade. Interface (Botucatu), 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.170794.