EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E QUALIDADE DA ÁGUA EM ESCOLAS: REVISÃO NARRATIVA APLICADA À FORMAÇÃO MÉDICA E À PROMOÇÃO DA SAÚDE
UNIVERSITY OUTREACH AND WATER QUALITY IN SCHOOLS: NARRATIVE REVIEW APPLIED TO MEDICAL EDUCATION AND HEALTH PROMOTION
Palavras-chave:
Projeto Integrador, Qualidade da água, Revisão narrativa, Vigilância sanitária, Arco de Maguerez, MicrobiologiaResumo
INTRODUÇÃO: A qualidade da água consumida em instituições escolares é um determinante essencial da saúde pública, especialmente em regiões com deficiências no saneamento básico. OBJETIVO: Analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, os impactos da qualidade da água sobre a saúde escolar, os parâmetros físico-químicos e microbiológicos exigidos por legislação vigente, e as potencialidades educativas do Arco de Maguerez como estratégia para intervenção em saúde. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão narrativa com suporte em bases científicas como PubMed, SciELO e ScienceDirect, aliada à legislação brasileira atual sobre potabilidade da água. O Arco de Maguerez foi adotado como referencial teórico para estruturação de propostas educativas. RESULTADOS: A literatura aponta que amostras de água em escolas públicas frequentemente apresentam inconformidades microbiológicas, especialmente presença de coliformes e Escherichia coli. A precariedade de infraestrutura e a ausência de ações educativas contribuem para o risco sanitário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo sistematiza evidências sobre a vulnerabilidade hídrica nas escolas públicas e reforça a importância de intervenções educativas pautadas em metodologias ativas, como o Arco de Maguerez, para a promoção de ambientes escolares mais seguros e saudáveis.
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