ENTRE O INTESTINO E A MENTE: REVISÃO NARRATIVA SOBRE A MICROBIOTA INTESTINAL A PARTIR DE UM PROJETO EXTENSIONISTA

BETWEEN GUT AND MIND: A NARRATIVE REVIEW ON INTESTINAL MICROBIOTA BASED ON AN EXTENSION PROJECT

Autores

  • João Pedro Felipe de Oliveira CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Bianca de Souza Jaques CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Allana Catarina Sousa Muniz CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Isabel Caroline de Morais CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Mikaely Gonzalez Rodrigues CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Jéssica da Silva Salvi Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (FAMEJIPA)
  • Jeferson De Oliveira Salvi Faculdade de Medicina de Ji-Paraná

Palavras-chave:

Biologia Celular, Microbiologia Intestinal, Saúde Mental, Eixo Intestino-cérbero, Disbiose, Educação em Saúde, Extensão Universitária

Resumo

INTRODUÇÃO: A microbiota intestinal é reconhecida como um componente-chave na regulação de processos neurofisiológicos e imunológicos, influenciando diretamente o eixo intestino-cérebro. Evidências científicas indicam que alterações na composição microbiana intestinal podem estar associadas ao surgimento e agravamento de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Neste contexto, a educação em saúde emerge como ferramenta essencial para a promoção do cuidado integral. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão narrativa ancorada nas etapas do Arco de Maguerez, construída a partir de um projeto integrador realizado por estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná. A seleção dos estudos foi conduzida em bases como PubMed, Scopus e ScienceDirect, com uso de descritores controlados (MeSH/DeCS) relacionados à microbiota intestinal, saúde mental e educação em saúde. RESULTADOS: Os estudos analisados demonstram que a disbiose intestinal pode comprometer a produção de neurotransmissores, a integridade da barreira intestinal e a regulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, favorecendo quadros de sofrimento psíquico. O projeto de extensão contribuiu para sensibilizar a comunidade sobre hábitos alimentares, uso racional de antibióticos e autocuidado, com boa aceitação das estratégias educativas aplicadas. CONCLUSÃO: A correlação entre microbiota intestinal e saúde mental revela-se complexa e multifatorial. A extensão universitária, ao promover o diálogo entre ciência e realidade social, reafirma seu potencial formativo na construção de práticas médicas críticas, humanas e integradas.

Biografia do Autor

Jéssica da Silva Salvi, Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (FAMEJIPA)

Bióloga. Mestre. Docente do curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (FAMEJIPA)

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Publicado

2025-06-24