EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E VULNERABILIDADE ÀS PARASITOSES INTESTINAIS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA BASEADA NO ARCO DE MAGUEREZ

UNIVERSITY EXTENSION AND VULNERABILITY TO INTESTINAL PARASITIC INFECTIONS IN RIVERSIDE COMMUNITIES: AN EDUCATIONAL EXPERIENCE BASED ON THE MAGUEREZ ARCH

Autores

  • Ana Beatriz Paes Trigueiro Mendes CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Fábio Gomes Gonçalves do Prado CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Kauã de Paiva Brito Alencar CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Maria Rosa Xavier CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Nayara Aparecida Avelar Luiz CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Nycolas Viana Santana CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Rebecca Luise Soares dos Anjos CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Jéssica da Silva Salvi CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Jeferson De Oliveira Salvi CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA) e FACULDADE DE MEDICINA DE JI-PARANÁ (FAMEJIPA)

Palavras-chave:

Doenças Parasitárias Intestinais, Determinantes Sociais da Saúde, Educação em Saúde, Extensão Universitária, Saúde Pública, Populações Ribeirinhas, parasitologia, microbiologia

Resumo

INTRODUÇÃO: As parasitoses intestinais permanecem como um grave problema de saúde pública em regiões de vulnerabilidade social, especialmente em comunidades ribeirinhas da Amazônia, onde condições ambientais precárias e escasso acesso a serviços de saúde dificultam a prevenção e o controle dessas doenças. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura com base em documentos indexados nas bases PubMed, Scielo e ScienceDirect. A abordagem foi orientada por uma intervenção educativa extensionista fundamentada no Arco de Maguerez, realizada em comunidades atendidas pela UBS Dom Bosco. RESULTADOS: A revisão aponta que as enteroparasitoses decorrem de múltiplos fatores interdependentes — saneamento básico deficiente, práticas de higiene insuficientes, acesso limitado a água potável e desconhecimento sobre os sintomas. A articulação entre ações educativas e metodologias participativas, como o Arco de Maguerez, favorece a construção de práticas preventivas contextualizadas. CONCLUSÃO: A educação em saúde, integrada à extensão universitária, é uma estratégia potente para promover transformação social e fortalecer a formação médica humanizada, sendo essencial na mitigação dos impactos das doenças parasitárias em populações vulneráveis.

Referências

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Publicado

2025-06-24