PLANEJAMENTO REPRODUTIVO EM GESTANTES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE BASEADAS NO ARCO DE MAGUEREZ

REPRODUCTIVE PLANNING IN PREGNANT WOMEN IN PRIMARY CARE: UNIVERSITY EXTENSION AND HEALTH EDUCATION BASED ON THE MAGUEREZ ARCH METHOD

Autores

  • Marcela Muniz Lima
  • Tainá da Silva Batista
  • Greyce Kelly Marins de Castro CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Thaynara da Silva Alvarenga CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Sonáli Amaral de Lima Alves CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA)
  • Jéssica da Silva Salvi Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (FAMEJIPA)
  • Jeferson De Oliveira Salvi CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA) e FACULDADE DE MEDICINA DE JI-PARANÁ (FAMEJIPA)

Palavras-chave:

Parasitologia, Microbiologia, Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Planejamento Familiar, Educação em Saúde, Extensão Universitária

Resumo

INTRODUÇÃO: O planejamento reprodutivo representa um direito essencial para a promoção da autonomia feminina e da saúde sexual e reprodutiva. No entanto, diversos obstáculos persistem no cotidiano das gestantes em contextos de vulnerabilidade, dificultando a efetivação desse direito nos serviços da atenção primária. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão narrativa estruturada a partir de um projeto integrador desenvolvido no curso de Medicina do Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná (RO), fundamentado no Arco de Maguerez como estratégia metodológica. A revisão bibliográfica foi realizada em bases como PubMed, SciELO e ScienceDirect, abordando aspectos clínicos, sociais e educativos relacionados ao tema. RESULTADOS: A análise da literatura evidenciou lacunas na adesão aos métodos contraceptivos, determinantes sociais que limitam o acesso ao planejamento familiar e a necessidade de ações educativas com linguagem acessível. A proposta extensionista do projeto, mesmo não executada, foi considerada um modelo de articulação entre formação médica e promoção da saúde. CONCLUSÃO: A extensão universitária, ancorada em metodologias ativas, constitui uma ferramenta formativa para a compreensão crítica do planejamento reprodutivo e suas interfaces com o cuidado humanizado na atenção primária.

Biografia do Autor

Jéssica da Silva Salvi, Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (FAMEJIPA)

Bióloga. Mestre. Docente do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (FAMEJIPA)

Jeferson De Oliveira Salvi, CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE JI-PARANÁ (ESTÁCIO/UNJIPA) e FACULDADE DE MEDICINA DE JI-PARANÁ (FAMEJIPA)

Farmacêutico. Doutor. Docente dos cursos de Medicina do Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná e da Faculdade de Medicina de Ji-Paraná.

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Publicado

2025-06-24